15
Janeiro
2017
|
08:19
Europe/Amsterdam

COLEÇÃO DA VINCI 2017: BELEZA NA SUA MAIS PURA FORMA

OS NOVOS RELÓGIOS DA VINCI DA IWC SCHAFFHAUSEN

A manufatura de relógios de luxo suíça, IWC Schaffhausen, retoma o icónico código de design dos anos de 1980 e apresenta a coleção Da Vinci 2017 com caixa clássica em formato redondo. Para senhoras foram criados o Da Vinci Automático 36 e o Da Vinci Automático Fase da Lua 36, enquantoo Da Vinci Automático é um modelo unissexo. Dois relógios Da Vinci estão equipados com novos calibres manufaturados IWC, que permitem novas e inovadoras combinações de complicações.

 “Com a nova coleção Da Vinci, a IWC Schaffhausen regressa à caixa de formato redondo, tal como foi estabelecida com grande sucesso pelo Da Vinci Calendário Perpétuo 1985. Desta forma, despedimo-nos do formato ‘tonneau’ e rendemo-nos às proporções clássicas, que a marca de relógios representa”, explica Georges Kern, CEO da IWC Schaffhausen. “Com o Da Vinci Automático 36 e o Da Vinci Automático Fase da Lua 36 retomamos ainda a tradição de conceber relógios selecionados da linha Da Vinciespecialmente para mulheres, e de os equipar com acessórios, como diamantes ou braceletes modernas. Estou especialmente ansioso pelo lançamento do Da Vinci Calendário Perpétuo Cronógrafo e do Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo, os quais incorporam a competência de manufatura da nossa empresa.”

Com as caixas redondas, formas harmoniosas, coroas arredondadas e os diamantes em modelos individuais da nova coleção, a IWC Schaffhausen faz a ponte entre os Da Vincidos anos de 1980 e os designs discretos de hoje, sem renegar a sua origem. Mesmo a luneta de quadro duplo com junta envolvente lembra esse tempo. Os novos encaixes da bracelete articulados com extremidades dobradas garantem que as braceletes assentam de forma ideal em pulsos estreitos, aumentando assim o conforto de uso. Todos os modelos do Da Vinci Automático (ref. IW356601/ IW356602), do Da Vinci Automático 36 (ref. IW458307/ IW458308/IW458310/IW458312) e do Da Vinci Automático Fase da Lua 36 (ref. IW459306/IW459307/ IW459308) – exceto a referência IW459308 e a ref. IW356601 – estão equipados com o novo fecho borboleta.Este é composto por três lamelas articuladas, que permitem uma colocação e remoção fácil do relógio, sem a abertura completa da bracelete. Dois relógios Da Vinci estão equipados com um fecho de fivela: o Da Vinci Automático Fase da Lua 36 (ref. IW459308) tem um fecho de ouro vermelho de 18 quilates, o Da Vinci Automático (ref. IW356601) tem um fecho de aço inoxidável. Ambos os relógios com complicações da Haute Horlogerie, Da Vinci Calendário Perpétuo Cronógrafo (ref. IW392101/ IW392103) e Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo(ref. IW393101), são mantidos no pulso através de um fechode engate com duas lamelas.

 

 VISTA GERAL DA COLEÇÃO DA VINCI 2017

O Da Vinci Automático 36 (ref. IW458307/IW458308/ IW458310/IW458312) e o Da Vinci Automático Fase da Lua 36 (ref. IW459306/IW459307/IW459308) não são apenas mais pequenos e planos, também o seu design é mais feminino – com coroas redondas e círculo interior descentralizado no mostrador, conhecidos da coleção Portofino 37 mm. Caixa em ouro, lunetas com diamantes e braceletes Santoni nas cores framboesa, bronze, castanho escuro e azul escuro em pele de crocodilo sublinham a estética do relógio. Para conseguir a coloração com nuances da bracelete, a superfície da pele é polida num complexo trabalho de acabamento com diferentes pastas 

até apresentar o matiz pretendido e o brilho perfeito. Assim,é conferida a cada bracelete um aspeto patinado exclusivocom tonalidade individual. A indicação das fases da lua, que faz parte da família Da Vinci desde 1985, cria no Da Vinci Automático Fase da Lua 36 o centro visual do mostrador prateado. A lua dourada ou prateada movimenta-se no sentido dos ponteiros do relógio sobre o céu noturno azul escuro. O fundo do relógio de todas as referências do Da Vinci Automático 36 e do Da Vinci Automático Fase da Lua 36 está ornamentado com a gravação da “Flor da Vida”. Esta figura geométrica com vários círculos uniformemente sobrepostos foi extensamente estudada e desenhada por Leonardo da Vinci. Ela representa a sua busca incansável por regras matemáticas para a beleza e a proporção e representa simbolicamente o novo design da coleção de relógios.

O Da Vinci Automático (ref. IW356601/IW356602), com um diâmetro de 40 milímetros, foi criado tanto para homens como para senhoras – como clássico relógio de três ponteiros, tem um design simples e elegante. A assinaturaestilística da família de relógios – caixa redonda com encaixes de bracelete marcantes – tem aqui um destaque especial. O mostrador minimalista com grandes algarismos árabes e os ponteiros em forma de lança enquadram-se no design purista do Da Vinci Automático. Uma referência é oferecida com mostrador prateado e bracelete em pele da Santoni, a outra com mostrador cor de ardósia e bracelete em aço inoxidável.

Com o Da Vinci Calendário Perpétuo Cronógrafo (ref. IW392101/IW392103) a IWC combina, pela primeira vez, o seu conhecido cronógrafo mecânico com uma indicação das fases da lua perpétua num mostrador interno num novo módulo de complicação. A indicação das fases da lua é feita através de um disco parcialmente prateado ou dourado, parcialmente azul escuro, que representa, em função da rotação sob a abertura no mostrador, a sombra da terra e a lua crescente ou decrescente. Para tal, os relojoeiros da IWC tiveram de construir o calibre manufaturado 89630, que aciona também as restantes funções do calendário perpétuo: a data, o mês, o dia da semana e a indicação do ano com quatro dígitos.

O Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo (ref. IW393101) em ouro vermelho de 18 quilates já revela a sua estreia no nome – a invulgar combinação de um turbilhão clássico com uma data retrógrada e um cronógrafo desportivo num único mostrador. Também aqui foi necessário o desenvolvimento contínuo do calibre de cronógrafo 89360. Daqui resultou o novo calibre manufaturado 89900, que graças a um sistema de alavancas novo permite, pela primeira vez, o acerto ao segundo do turbilhão – a denominada paragem do turbilhão. O resultado é uma complicação tecnicamente sofisticada e visualmente equilibrada num design claro e percetível: no mostrador interno superioré possível ler as horas e minutos parados como uma hora, os segundos são contados pelo ponteiro dos segundosem posição central; em baixo, na posição “6 horas” está posicionado o turbilhão volante; e no lado esquerdo, o arco ligeiramente oscilante da indicação da data retrógrada chega quase de uma complicação à outra. Além disso, foi aplicada pela primeira vez a denominada DiamondShell Technology na âncora e na roda da âncora. Um revestimento com diamantes reduz desta forma a fricção, provocando assim uma maior libertação de energia.

 

O GRUPO-ALVO FEMININO É O FOCO PRINCIPAL

“Com a nova coleção Da Vinci queremos voltar a reforçar a consciência das mulheres na marca, que representam uma parte considerável dos amantes de relógios”, constata Franziska Gsell, CMO da IWC Schaffhausen. “O fabricode relógios de senhoras na Schaffhausen remonta aos tempos da fundação da empresa. Neste sentido, a empresamantém-se fiel à sua herança.”

O design da atual coleção Da Vinci segue o seu estilo característico. Assim, a equipa de design deixou-se inspirarpelos encaixes de bracelete maciços, que caracterizavam os relógios Da Vinci nos anos de 1980. “Pensámos muito e intensamente sobre o formato da caixa do novo Da Vinci”,acrescenta Christian Knoop, Creative Director da IWC. “Chegámos à conclusão de que uma interpretação moderna da expressão de forma redonda dos anos de 1980 seria a que mais se enquadrava na coleção completa da IWC. Por exemplo, orientámo-nos pela luneta de moldura dupla com junta envolvente e depois concebemo-la de forma mais estreita e menos escalonada. Também assumimos os algarismos árabes grandes do Da Vinci redondo, tal como os ponteiros esguios em forma de lança.”

IWC Schaffhausen

Apostando claramente na tecnologia e no desenvolvimento,a manufatura de relógios suíça IWC Schaffhausen fabrica desde 1868 cronógrafos de valor constante. A empresa tornou-se afamada a nível internacional devido à sua paixão por soluções inovadoras e por espírito de invenção técnica. Como uma das marcas líderes a nível mundial no segmento de relógios de luxo, a IWC fabrica obras-primas da Haute Horlogerie que reúnem engenharia e precisão com um desenho exclusivo. Enquanto empresa ecológica e socialmenteresponsável, a IWC está empenhada na produção sustentável, apoia instituições no mundo inteiro na sua ação com crianças e jovens e mantém parcerias com organizações orientadas para a proteção climática e ambiental.